As Coisas Boas da Vida estão aqui!

Parque Nacional das Emas guarda belezas do Cerrado

Localizado no sudoeste do estado de Goiás, unidade de conservação que é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pode ser visitada por todos

conservação, Parque, Nacional, Natural, presidente, Patrimônio, Humanidade, Goiás, unidade, estado, sudoeste, Juscelino, Kubitschek, Criado, Localizado, visitada, todos, considerada

Criado em 1961 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional das Emas protege 132 mil hectares de Cerrado e abriga uma riquíssima biodiversidade, sendo declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco no ano de 2001. Unidade de conservação (UC) federal administrada pelo ICMBio em Goiás, o parque foi reaberto à visitação pública nesta quarta-feira (25).

"O parque nacional das emas é uma unidade de conservação de extrema importância para o bioma cerrado, pois protege e conserva a natureza naquela região. Espero que a sociedade utilize o parque para entrar em contato com paisagens belas e muitos outros atrativos, além de compreender a importância e a necessidade de se manter as unidades de conservação neste ou em qualquer outro bioma", disse Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra o parque.

Com o território distribuído entre os municípios goianos de Mineiros e Chapadão do Céu, a UC alcança ainda a cidade de Costa Rica, no Mato Grosso Sul. É uma das poucas unidades que apresentam as diversas formas de Cerrado no seu interior, como campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares.

Além da paisagem característica, outro atrativo é a observação de animais típicos do bioma, muitos deles ameaçados de extinção: o tamanduá-bandeira, o gato-do-mato, a águia-cinzenta e o lobo-guará são alguns exemplos. Durante o passeio, é possível descer do carro e caminhar para observar os bichos de grande ou pequeno porte, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores.

Uma peculiaridade do Parque Nacional das Emas é a bioluminescência dos cupinzeiros, fenômeno único que ocorre no fim do período de seca (junho a setembro). A bioluminescência acontece quando vagalumes depositam seus ovos nos buracos dos cupinzeiros e, mesmo em estado de larva, já emitem luz durante a noite, criando um cenário de rara beleza.

Para saber mais sobre atrativos e visitação no Parque Nacional das Emas visite o site:
www.icmbio.gov.br

Receba em seu e-mail o melhor do turismo de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Todos os direitos reservados a revista lazer & turismo. reprodução proibida sem prévia autorização.
Criação de sites, Lojas Online e Marketing   

Revista Lazer & Turismo

Rua Centenário, 790

15084140

(17) 3229-1855

photo Revista Lazer & Turismo
Work:
Rua Centenário, 790
São José do Rio Preto ,SP   15084140
Work:(17) 3229-1855