As Coisas Boas da Vida estão aqui!

É muita aventura, uai!

Partindo de São Paulo, a mineira Gonçalves é refúgio próximo para àqueles que procuram aventura e uma ótima opção de ecoturismo

No sul de Minas Gerais, distante cerca de 180 km de São Paulo, no topo da Serra da Mantiqueira, a pequena Gonçalves é privilegiada por muitas belezas naturais, com florestas de araucárias, remanescentes de Mata Atlântica, rica fauna e flora, montanhas que chegam a 2.100m, cachoeiras e inúmeros cursos d’água que torna o lugar ideal para a prática de esportes de aventura.
Procurada pelo friozinho do inverno, devido ao clima subtropical de altitude que chega a casa dos 7 graus negativos, a paisagem fica coberta por uma fina camada de gelo dando um ar bucólico e romântico. No verão as temperaturas chegam aos 30 graus, o que possibilita deliciosos banhos de cachoeiras. A culinária regional com receitas tradicionais sul mineiras como tutu de feijão, broa de milho e queijo fresco podem ser apreciadas em vários restaurantes, preparadas em antigos fogões a lenha, como manda a tradição. Outro ponto de destaque são as expressões culturais, tais como artesões que trabalham esculpindo santos, carrancas e móveis artesanais. 

. Trilha das Cachoeiras – Devido ao seu relevo acidentado, a região abriga inúmeros rios e cachoeiras. É fundamental contratar um guia. A trilha é cheia de quedas d’água e oferece ao visitante cinco quedar de tirar o fôlego: a cachoeira Sete Quedas, do Retiro, do Cruzeiro, de onde avista-se o vale do Sertão do Cantagalo. 
A cachoeira do Simão e por fim a cachoeira das Andorinhas com dois saltos principais, um de 7m e o outro de 10m, que formam piscinas naturais, ótimas para um banho refrescante.

                                            cerca, aventura, Paulo, Gonçalves, Gerais, distante, mineira, Serra, Mantiqueira, Minas, opção, àqueles, próximo, procuram, Partindo, refúgio, ótima, ecoturismo

. Trilha das Montanhas – Neste roteiro, o desafio é subir duas pedras: a do Forno e a Chanfrada. A do Forno, com uma grande formação rochosa a 1970m, seu acesso se dá por trilha a partir do bairro da Terra Fria, e tem no mínimo uma hora de caminhada. De lá, pode-se avistar a Pedra do Baú, Campos do Jordão, Monte Verde, Pedra de São Domingos. Já a Chanfrada está localizada no mesmo bairro e a 1.771m. Ela recebe este nome por ter um dos lados com um corte oblíquo, de 130 metros. Enxerga-se do cume, Campos do Jordão, Paraisópolis e Itajubá. O acesso até o topo leva cerca de 40 minutos.

                                             cerca, aventura, Paulo, Gonçalves, Gerais, distante, mineira, Serra, Mantiqueira, Minas, opção, àqueles, próximo, procuram, Partindo, refúgio, ótima, ecoturismo

. Acqua Ride – O percurso de 3 km é feito no rio Capivari, e a descida conta com dez corredeiras de classes I a III.

. Cachoeirismo – A cachoeira dos Henriques, onde há um grande volume de água, é ideal para a prática do cachoeirismo. São duas descidas em quedas diferentes de mais ou menos 15m de altura. Na última queda, chega-se a um lago, com “hidromassagem” natural e com vista para um vale profundo com entorno de vegetação de Mata Atlântica, onde se vê muitas bromélias e orquídeas. 

                                        cerca, aventura, Paulo, Gonçalves, Gerais, distante, mineira, Serra, Mantiqueira, Minas, opção, àqueles, próximo, procuram, Partindo, refúgio, ótima, ecoturismo

Receba em seu e-mail o melhor do turismo de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Todos os direitos reservados a revista lazer & turismo. reprodução proibida sem prévia autorização.
Criação de sites, Lojas Online e Marketing   

Revista Lazer & Turismo

Rua Centenário, 790

15084140

(17) 3229-1855

photo Revista Lazer & Turismo
Work:
Rua Centenário, 790
São José do Rio Preto ,SP   15084140
Work:(17) 3229-1855